A cada dia o diálogo entre empresa e consumidor se faz mais necessário. Informações e esclarecimentos sobre os mais variados pontos se tornaram peças fundamentais para essa relação. A assessoria de imprensa se faz presente nessa conversa, mostrando-se fundamental para propor iniciativas, posturas e ações adotadas pela empresa que repercutam positivamente entre seus clientes, seus potenciais clientes e opinião pública em geral.
Com a evolução do processo de produção e consumo de informação, decorrente sobretudo da evolução e democratização da tecnologia da informação, as empresas se veem compelidas a adotar postura mais profissional em relação ao processo de comunicação, para entender como funciona o processo da construção da notícia e, assim, de sua imagem pública. Compreender essa engrenagem é objetivo que torna indispensável o recurso da assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa pode oferecer uma gama de benefícios que resultam em significativo retorno do investimento nela feito. Entre eles:
– o custo do atendimento de assessoria de imprensa é menor comparado ao de publicidade. Na propaganda, enquanto se paga por inserção (peça publicitária veiculada), na assessoria os espaços são espontâneos (afinal, a imprensa necessita de notícias) e, portanto, não são pagos. O investimento em assessoria de imprensa é em média 20% menor que apenas uma inserção de publicidade, e é pago mensalmente, enquanto a inserção é apenas instantânea (ou seja: a cada vez que a peça publicitária for veiculada, paga-se o valor por ela correspondente);
– o assessorado sempre é divulgado como notícia, o que traz maior credibilidade à sua marca. O caráter mais imparcial da notícia comparado ao da publicidade fortalece a imagem institucional;
– a comunicação realizada pela assessoria de imprensa também pode ser feita por meio do desenvolvimento de um meio de comunicação da própria empresa (boletim, jornal, revista, mídia digital, etc);
– a assessoria de imprensa promove ações diferenciadas para clientes em situações especiais com o público interno e externo; e
– a assessoria de imprensa permite a tomada de uma postura comunicacional mais proativa, evitando as crises de imagem provocadas por eventuais falhas no fornecimento do produto ou serviço, ou contornando-as com mais facilidade e rapidez.
A evidência na mídia depende sempre da qualidade e da periodicidade do serviço realizado pela assessoria, e não da quantidade de matérias publicadas. Portanto, o benefício proporcionado pela assessoria de imprensa não se mede unicamente pelo volume de publicações obtido junto aos meios de comunicação, mas sobretudo pela continuidade ativa do serviço, uma vez que uma boa matéria veiculada com a marca do assessorado pode resultar em inúmeros contatos posteriores de potenciais clientes (os chamados leads de marketing), que deverão ser administrados de forma profissional para que se convertam em vendas. A boa imagem leva credibilidade ao negócio, e a sua construção é o objetivo da assessoria de imprensa.