A revista indiana Reputation Today, especializada em relações públicas, mídia e comunicação corporativa, publicou em 2016 um valioso artigo que aborda o papel da assessoria de imprensa na construção da imagem corporativa, cujos principais pontos temos o prazer de apresentar em nosso Blog.
Conforme John Martson diz em seu livro “A Natureza das Relações Públicas”,
Comunicação planejada e persuasiva visa a influenciar público-alvo significativo para a organização.
Nesse sentido, a imagem é a percepção que pessoas têm acerca de um produto, serviço, organização ou marca. Nem sempre correspondente à realidade, a imagem é o que efetivamente aparece para o público, e é como este percebe aquilo que é retratado por ela. A imagem de uma organização, produto ou serviço pode ser resumida dentro de muitos adjetivos positivos, como “jovem”, “ágil”, “amigável”, etc, mas também o reverso da moeda é valido, e adjetivos negativos, como “corrupta”, “antissocial”, “poluidora” e outros podem ser associados à imagem.
O exercício da (re-)construção de imagem passa por algumas etapas, que aqui destacamos: avaliação do status corrente da imagem, por meio da análise e compreensão da imagem percebida pelos públicos geral e específico; definição da imagem a ser (re-)construída e assimilada; a implementação das ações para a (re-)construção de imagem e, finalmente, o controle dos resultados, conforme o que foi determinado por objetivo.
No processo de (re-)construção da imagem de uma organização ou marca, a assessoria de imprensa tem importante papel: o assessor de imprensa é capaz de realizar as etapas necessárias ao estudo de imagem, planejando e executando as pesquisas com vistas a identificar o status corrente da imagem e da reputação da organização ou marca; analisando, junto aos líderes da organização ou produto/serviço, o estudo das causas motivadoras daquele status corrente e delineando qual a nova imagem desejada a ser projetada e construída para, finalmente, implementar o plano de construção de imagem e seus mecanismos de controle.
No âmbito das ações necessárias à implementação do plano de construção de imagem, também o assessor de imprensa possui grande vantagem, pelas características intrínsecas à atividade de assessoria que exerce: a assessoria de imprensa, por valer-se de espaço editorial em veículos de comunicação de diversas naturezas (mídia impressa, digital, TV, rádio, etc), alcança grande público, reduz custos de forma muito considerável (uma vez que o espaço editorial é gratuito, ao contrário do espaço publicitário) e reveste-se do caráter imparcial que sempre é buscado pelos veículos de comunicação, dando um aspecto de lisura à mensagem veiculada e, por isso, idoneidade e qualidade da organização ou marca.
Em virtude das características profissionais do assessor de imprensa e dos aspectos naturais da sua atividade, aqui ressaltados o baixo custo em comparação com as ações de publicidade e os aspecto de imparcialidade, lisura e idoneidade atribuídos à mensagem veiculada (e, portanto, à organização ou marca que nela aparecem), a assessoria de imprensa é recurso indispensável às organizações que desejam firmar presença, junto a seus públicos-alvo, por meio de uma imagem sólida e positiva.
- Referência: REPUTATION TODAY, Image Building Exercise and Role of PR. New Delhi, Fev. 2016. Disponível em http://reputationtoday.in/features/image-building-exercise-and-role-of-pr/.