Não sabe ainda qual letra do alfabeto manda no marketing? O nosso Papo de Marketing traz hoje um conceito-base, mas que ainda é dúvida para muitas organizações e empreendedores: os 4P do marketing! Quais são eles? Vamos lá!
Toda campanha de marketing deve ser estruturada ao redor dos “4P do marketing”: Preço, Praça, Produto e Promoção. Como tais quesitos se definem?
Toda campanha de marketing deve ser estruturada ao redor dos “4P do marketing”
Toda campanha de marketing deve ser estruturada ao redor dos “4P do marketing”: Preço, Praça, Produto e Promoção. Como tais quesitos se definem?
Preço
Preço é o valor, justo e significativo do ponto de vista remuneratório, que você intenciona receber pelo fornecimento do seu produto ou serviço.
Praça
Praça é a definição do local, região ou ambiente, em que seu produto/serviço será comercializado; atualmente, a praça não se restringe só a uma definição geográfica, mas também ao ambiente físico ou digital. Também importam as características principais desse local ou ambiente, como informações demográficas, econômicas e outras que influenciarão na sua atividade.
Produto
Produto é o que sua organização oferece para consumo; seja produto ou serviço, é o que caracteriza e traduz a vida, a finalidade de sua organização e a contribuição (seja esta gratuita, como no caso das organizações não-lucrativas, ou onerosa, no caso das empresas) dada à sociedade consumidora.
Promoção
Promoção compreende os canais e modos a serem usados (publicidade em mídias tradicionais ou digitais; assessoria de imprensa; lobby, etc), o timing das ações de marketing e os aspectos das ações que comunicam seu produto/serviço como algo único em termos de valor percebido.
Qual letra do alfabeto manda no marketing? Já sabe? Então não se esqueça dela ao planejar sua campanha!
Gostou? Leia mais no nosso Newsblog! Clique aqui e dê uma olhada no conteúdo que temos pra você!